quinta-feira, novembro 12, 2009

À conversa com... Adélia Tavares (presidente da ADCCJ Clark)



Em 22 de Agosto de 1994 um grupo de funcionários da CJ Clark decidiram fundar uma associação com cariz desportivo e cultural. A empresa fechou, para Castelo de Paiva passou a ser apenas uma saudade, contudo a Associação sobreviveu e continua de boa saúde e com força para continuar. E uma das grandes responsáveis desse facto é, sem dúvida, Adélia Tavares. Atleta e dirigente, acabou de tomar posse para mais um mandato a liderar a colectividade. É ela a nossa convidada de hoje.

P.Adélia Tavares, a 22 de Agosto passado a ADCCJC fez 15 anos, como têm sobrevivido e quais as grandes diferenças que encontra hoje em dia?

R: Para se sobreviver, é preciso ter uma boa direcção, que se empenhe para conseguir ajudar e arranjar meios para ajudar os nossos jovens.Actualmente é mais difícil a captação de atletas, porque a maioria, só quer jogos, consolas e ver televisão, os que conseguem sobreviver não tem o acompanhamento dos pais, pois eles só apoiam se eles forem para o futebol, aos que continuam, tem que ser o clube a suportar tudo.

P.A Aposta da ADCCJC continua assente na formação? As condições de trabalho que dispõe permitem-lhe um trabalho satisfatório nesta área?
R: Tentamos proporcionar as condições mínimas para eles treinarem, especialmente os atletas das disciplinas técnicas, e poderem realizar os seus sonhos. O ideal seria termos um local com 2 ou 3 corredores de 100 m, uma caixa com areia para o treino do salto em comprimento e triplo, e para os mais adultos um ginásio.

P.Estão a iniciar uma nova época, quais são as expectativas para a associação?
R: Proporcionar as condições para os atletas poderem continuar a treinar, aos que tem mais potencial e podem chegar mais longe, levá-los aos campeonatos distritais e das beiras para, eles conseguirem fazer os mínimos para participar nos campeonatos nacionais.

P.A estrela da companhia tem sido Patrícia Monteiro, campeã das beiras 2009 em corta mato, em 2008 campeã nacional de montanha na categoria júnior, e campeã das beiras nos 3.000m obstáculos, ora aqui temos montanha, corta-mato, pista, afinal por onde passará a aposta de Patrícia Monteiro?
R: O que a Patrícia gosta mesmo é de correr, e é isso que a faz mover montanhas. No Inverno apostamos no corta mato e no verão na pista nos 3000 metros obstáculos. Mas sempre que possível e como meio de preparação, fazemos outro tipo de provas. A montanha foi uma experiência que correu muito bem e sempre que possível e seja preciso ajudar a equipa, a Patrícia estará presente, embora não seja este tipo de provas que ela deseja para o futuro.

P.Não teme, que com a evolução desta atleta, a ADCCJC deixe de poder oferecer as condições que necessita para continuar a evoluir ?
R: Pessoalmente sinto-me preparada e qualificada para acompanhar a evolução da atleta, e tudo temos feito para ela continuar a envergar as cores de C. de Paiva. Já tivemos casos de atletas que saíram de clubes paivenses para os ditos grandes e não conseguiram singrar. Este ano penso que vai ser um ano de adaptação para a atleta e não de evolução, porque a atleta frequenta o 2º ano da universidade, ainda tem que fazer o estágio, e eu vou ter que lhe adaptar o treino mediante o tempo que lhe sobra para treinar.

P. E nas pequenas flores que a acompanham nas provas de atletismo, vê o futuro da ADCCJC? Existe talento a nascer em Castelo de Paiva?
R: Sim, algumas flores estão a querer desabrochar e espero que isso aconteça brevemente. Outras estão a ser semeadas e a criar raízes, mas é preciso continuar a rega-las, fortalece-las, torna-las fortes e semear mais.

P. Como é que a ADCCJC procede à captação destes jovens atletas para o atletismo?
R: Através da observação das actividades que são realizadas nas escolas, que são: o corta mato escolar o mega salto e o mega sprint. Também através dos amigos.

P. Nestes 15 anos, qual é a melhor recordação que guarda na ADCCJC? E o pior momento?
R: Desde que entrei para esta associação, só tenho tido alegrias, sei que tenho feito bastante pelos jovens de C. de Paiva, e que todos os que passaram pelo clube, tem saudades do que aprenderam e partilharam com os outros. O pior, talvez o fecho da Clarks, pois chegou-se a ponderar o fim da associação.

P. É verdade que a CJ Clarks continua a apoiar a Associação?
R: Sim, até 2007 tem patrocinado os equipamentos.

P. Como sobrevive a associação?
R: Com os subsídios da Câmara municipal, da junta de freguesia, de alguns patrocínios e de actividades que realiza-mos ao longo do ano para arranjar dinheiro.

P. Qual é o grande sonho que ainda tem para a Associação Desportiva e cultural CJ Clark?
R: O maior sonho, era a criação de uma escola de atletismo em C. de Paiva, onde a Câmara municipal, em colaboração com as escolas e associações, criasse um grupo de trabalho, de ocupação de tempos livres e captação de jovens e futuros atletas.

4 comentários:

av disse...

Onde foram buscar que a Patricia Monteiro foi campeã das beiras em corta mato em 2009????? A campeã das beiras em corta mato foi catia teixeira de mangualde!! A patricia foi 3ª que é bem diferente de ser 1ª. Atenção às coisa, mas de ambas as partes.

av disse...

Peço desculpa em parte pelo comentario enviado anteriormente, no entanto da forma como a pergunta foi formulada da a entender que a atleta é que ganhou e foi a equipa, no que ela faz parte e é importante na mesma. Deveria ter referido a equipa.

av disse...

Parabens pela ideia das entrevistas principalmente pk dá uma ideia de como anda o desporto em castelo de paiva, pk desporto não é so futebol.

Vitor Moreira disse...

Caro av tem toda a razão, a forma como a pergunta está colocada induz em erro! Patricia Monteiro não foi campeã da beiras individualmente mas sim fez parte da equipa da ADCCJ Clark que conquistou esse título! Pelo erro peço desde já as minhas desculpas aos envolvidos!

obrigado pela chamada de atenção!

Cumprimentos