sábado, julho 03, 2010

Balanço - 2ª divisão nacional 2009/2010 - FC AROUCA NA 2ª LIGA!!!!

Tal como prometido segue mais um balanço relativo à época 2009/2010, desta vez a 2ª divisão nacional. Antes de mais aproveito para me questionar sobre este modelo competitivo, uma equipa que vence um capeonato de 16 equipas e que mesmo assim não sobe de divisão é algo dificil de compreender e pode ter consequências nefastas para esse clube. Como penso toda a gente saber esta competição desenrola-se em 2 fases, uma primeira onde existe zona norte, centro e sul e onde o vencedor de cada série apura-se para a poule final que definirá os 2 clubes que ascendem à 2ª liga. Vamos começar por analisar a Zona Norte e a Zona Centro por nos serem mais próximas:

Zona Norte

Uma zona mediática como nunca se viu na 2ª divisão, na grelha de partida clubes como Moreirense, Tirsense, Gondomar, Sp. Espinho e Boavista faziam rodar sobre esta zona os holofotes da imprensa. Quem acabou por sorrir no final foi o Moreirense que apostando em Casquilha como treinador conseguiu vencer tranquilamente a série deixando o segundo, Tirsense, a 14 pontos. A grande decepção acabou por ser o Boavista que terminou num modesto 7º lugar! Na próxima época lá terão os clubes da 2ª divisão a oportunidade, sempre especial, de jogador no Bessa. O melhor ataque foi o Moreirense com 49 golos, a melhor defesa  foi também o Moreirense com 19 golos sofridos.  Só por curiosidade diga-se que 33% do plantel do Moreirense era brasileiro. O nosso vizinho Paredes terminou em 13º lugar descendo assim à 3ª divisão nacional. Desceram à 3ª divisão nacional: Paredes, Lourosa, Vieira e Vianense. O Arcos de Valdevez desistiu das competições a meio da época.

Zona Centro

Na zona centro Tourizense, Pampilhosa e Arouca assumiam-se como candidatos a vencer a série. No entanto e conhecido pelos seus adversários como o "Chelsea" da 2ª divisão as atenções recaíram no FC Arouca, que com caras muito conhecidas como Nuno Santos, Sousa, Mário Loja, Pedro Santos, Jorge Leitão entre outros acabou por apenas nas últimas jornadas conseguir o 1º lugar desta zona centro. O Pampilhosa terminou em 2º a 5 pontos de distância. O melhor ataque da prova foi do Tondela com 50 golos marcados e a melhor defesa foram as do Praiense e do Arouca com 23 golos sofridos. De Aveiro, o Esmoriz terminou num bom 6º lugar e o Oliveira do Bairro não foi além do 14º lugar que lhe valeu a descida juntamente com Marinhense, Vitória do Pico e Monsanto.

Zona Sul 

Na zona sul encontraram-se alguns históricos do futebol nacional como União da Madeira, Atlético, Louletano e Estrela da Amadora. o União da Madeira dominou claramente a série terminando em 1º lugar com 21 (!!!) pontos de diferença para o segundo Louletano. O Estrela da Amadora foi uma decepção terminando em 10º lugar. Desceram à 3ª divisão nacional: Aljustrelense, Igreja Nova, Odivelas e Santana que apenas conquistou 3 pontos em todo o campeonato!

FASE FINAL

Apuravam-se então para a fase final U.Madeira, FC Arouca e Moreirense. A ideia generalizada é que o União subiria e que Moreirense e FC Arouca teriam que disputar entre si a outra vaga. Aconteceu exactamente o contrário, Arouca e Moreirense rumam à 2ª liga e o União após uma época sensacional fica na 2ª divisão nacional, este modelo competitivo dá que pensar! O FC Arouca sagrou-se assim campeão nacaional da 2ª divisão, diga-se a titulo de curiosidade que Freamunde, Varzim, Santa Clara e Covilhã foram os únicos clubes a conquistar por 2 vezes esta competição!!!

Brevemente aqui no blog o balanço da 3ª divisão nacional, com destaque claro para as séries B e C onde tivemos atletas paivenses com Mauro em  grande destaque!!!

Sem comentários: