sexta-feira, dezembro 12, 2008

Pensando...

Na última terça feira realizou-se mais uma assembleia geral da AFA, e existem alguns dados interessantes. Primeiro a AFA apresentou um saldo positivo de cerca de 23.000 €, ainda bem, é pena é que a associação ainda não tenha conquistado a imaginação suficiente de forma a encontrar fontes de receita que permitissem não "atolar" os clubes com taxas e taxinhas que vão destruindo o gestão corrente dos mesmos. A titulo de exemplo o Sp. Paivense precisará de 10 a 12.ooo euros por ano só para despesas com a AFA, ora um clube que em média (digo eu) deverá fazer receitas brutas em casa na ordem dos 500 euros, depois de pagar policiamento e taxa de organização de jogo (inclui arbitragem) ficará com um saldo liquido por jogo de 100!!! euros (e tenho a sensação que estou a ser optimista). Por muita vontade de protagonismo e sede de determinados lugares eu acho que quando queremos (eu incluído) criticar algo da gestão dos clubes devemos pensar muito bem em que ponto queremos tocar. Por este facto passei a moderar os comentários feitos aqui no blog, quando se diz que existe gente a "meter dinheiro ao bolso" no futebol só podemos estar na presença de alguém com delirios mentais.
Foi igualmente aprovada à extinção da 3ª divisão distrital a partir da época 2010/2011, podendo esta ser anticipada já para a proxima época. A primeira reacção que qualquer pessoa terá é, ainda bem!!! Mas será mesmo assim? Neste momento existem 66 equipas inscritas no futebol sénior aveirense, como vamos fazer? Transformar a 1ª divisão distrital em 2 séries com 18 equipas, a isto teríamos que somar uma fase final para encontrar o campeão, não seria um campeonato demasiado longo? E depois o grande campeonato da 1ª divisão iria desaparecer e quer queiram quer não isso também conta! Neste momento nenhuma associação distrital tem a sua divisão maior em mais do que uma série. Por outro lado pode manter só uma série na 1ª divisão, ora sendo assim faltam colocar 48 clubes, em 4 séries de de 12 equipas em 3 séries de 16 equipas? Pensem vamos ter 4 equipas em 48 que podem subir de divisão, partindo em principio que teremos cerca de 10 equipas a lutar para subir, o que andarão a fazer as outras 38 o ano todo? Não ponham a cenoura à frente do burro e depois queixem-se que ele não corre...
Nota: Paivense, Sardoura e S.Martinho não estiveram na assembleia, logo terão que arcar com as mudanças quer concordem ou não e sem direito a reclamação.

Sem comentários: