quinta-feira, maio 20, 2010

Desculpem mas agora um pouco eu...


Quando somos mais pequenos tudo tem uma dimensão maior. Recordo-me com imensa saudade dos grandiosos jogos desportivos, sim aqueles que comparados com o que existe actualmente é o mesmo que comparar a dimensão de uma formiga com um elefante. Nessa altura a ADC Bairros era uma força incrivel, fosse qual fosse a modalidade lá iam os bairristas atrás de troféus e mais troféus! Tenho na minha memória imagens nitidas das provas de ciclismo, o largo de conde explodia com Bairros em peso a delirar de alegria com a tenacidade do nosso grande Marçal e de uma restante equipa fora de série! Quantas lágrimas correram pelo rosto das pessoas do Bairros ao mesmo tempo que a bicicleta tremia em cada paralelo daqueles metros finais em frente à nossa câmara Municipal. Recordo-me também da alegria que era acompnhar a prova do nosso inquebrável Carlos Silva, passada atrás de passada lá ia o emblema do Bairros a caminho de mais uma vitória e de mais uma celebração! Nunca nos cansamos de ganhar...

E de repente a minha memória leva-me a 93 ou 94, já andávamos a alguns anos atrás do titulo no futebol. Naquele ano o torneio era organizado pelo Real e os jogos realizavam-se no Campo da Mó, jogo atrás de jogo as vitórias foram aparecendo. Quando demos por nós estavamos em primeiro e na penúltima jornada jogavamos com o Sobrado (uma espécie de Real Madrid na altura, excelentes jogadores (Padeiro e Nunes por exemplo) e pouca equipa), pois mas nesse jogo nós enterramos e perdemos 2-1! Entregamos de bandeja o titulo ao Sardoura, passei esse Domingo a chorar (também sempre que o Bairros perdia eu chorava...) e a lamentar com o meu amigo inseparável Raul Freitas que aquilo que tantas vezes desejavamos ia mais uma vez iria fugir! Na semana seguinte, logo pela manhã acordava eu preparado para o jogo do S.Martinho, seria à tarde enquanto que de manhã o Sardoura iria concerteza ser campeão no jogo frente ao Sobrado! O meu Pai, que nunca foi de desistir, perto da hora do almoço ligou para um café de Sardoura e de lá veio a notícia fantástica que o Sardoura tinha perdido... corri para o telefone liguei ao Freitas e gritamos de alegria os dois ao telefone (como se não tivessemos de ganhar o nosso jogo à tarde). A noticia correua freguesia e nesse domingo de tarde o Campo da Mó recebeu aquela que talvez tenha sido até hoje a sua maior assistência, Bairros estava lá em peso! Sentimos uma força enorme, ao intervalo vencíamos por 2-0, na segunda parte o S.Martinho aindafez o 2-1 e assim ficou o jogo! Depois do apito final foi uma enorme explosão de alegria agarramo-nos, choramos (foi chocante para mim ver o meu Pai chorar), o Claudio (sim esse mesmo, o Costinha) beijava tudo o que lhe aparecia pela frente e o Pereira (Grande Artur) só queria era que jogassemos ao som da música! Foi incrivel, ainda hoje fico com pele de galinha quando recordo esses momentos e muita gente deve recordar!

É um momento desses que está neste momento ao nosso alcance na ADC Bairros, a subida é o concretizar de um sonho de um clube pequeno em dimensão mas enorme em coração! Quero voltar a viver esse momento, para isso preciso de todos vocês que gostam do Bairros tanto quanto eu! É Por isso que venho aqui apelar à presença de todos no pavilhão para empurrar esta equipa para a frente e para ajudar a concretizar este nosso objectivo! E já agora para assim homenagear todos aqueles que ajudaram esta colectividade a sobreviver mas que infelizmente já não estão entre nós! E desculpem-me a ousadia... mas adorava entregar esta subida como homenagem ao meu falecido Padrinho (Costinha) que personificava em todo o seu esplendor o que é ser Bairrista!
Apoiem-nos, obrigado aos que foram connosco a Sever do Vouga, foram eles que seguraram a equipa e trouxeram os 3 pontos! Todos somos poucos!
Termino citando o nosso hino "Bairros, oh Bairros / Tanta força tanta energia / Bairros, oh Bairros / Tu és a nossa alegria"!

Vitor Moreira - Nasci cuco, morrerei cuco!

5 comentários:

Anónimo disse...

Amigo, estás a ficar muito gordo!!!

Vitor Moreira disse...

Estou a trabalhar nisso companheiro! Podias ter-te identificado! Abraço

jose silva disse...

Ai estás estás...Mas o mais importante é que sejas útil ao serviço de uma colectividade e para mais da freguesia a quye tu pertences.

jose silva

carlos disse...

vitor sobrado tinha o padeiro e o nunes mas tinha uma boa coesão de grupo concordo contigo bons tempos os jogos desportivos.e força para o bairros merecem a subida.abraço.carlos

Vitor Moreira disse...

Carlos, não me entendas mal! O que eu quis dizer é que vocês não conseguiram funcionar colectivamente! Agora coesão não duvido!