terça-feira, outubro 03, 2006

Medida "Primeiro Relvado" -- Atenção Paivense

O Governo pretende instalar campos relvados sintéticos nos cerca de 80 municípios portugueses que ainda não dispõem de um e para isso a secretaria de Estado da Juventude e Desporto apresentou hoje a iniciativa "O Primeiro Relvado".
Esta medida, denominada "Medida 2: O Primeiro Relvado", insere- se no programa "Um Compromisso Nacional", promovido pela secretaria de Estado do Desporto e pelo Instituto do Desporto de Portugal (IDP), e deriva de decisões tomadas no Congresso do Desporto.
"Ampliar a rede de campos relvados a nível nacional e alargar a prática desportiva a todos os cidadãos, com justiça e equidade", são alguns dos objectivos da referida medida, hoje divulgada pelo Secretário de Estado, Laurentino Dias.
As restantes finalidades da Medida 2 para o desporto visam "aumentar a proximidade e a acessibilidade dos jovens à prática desportiva e contribuir para o desenvolvimento sustentável da actividade desportiva".
Em conferência de imprensa, o responsável governamental referiu que, após a apresentação da iniciativa "Medida 1: Saúde e Segurança nas Instalações Desportivas", a Medida 2 pretende "corrigir os desequilíbrios entre os concelhos do litoral e o interior, designadamente os das regiões mais pobres, que não dispõem ainda de um único espaço relvado com a dimensão de um grande campo de jogos".
De acordo com os estudos prévios efectuados pela secretaria de Estado, em conjugação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), são ainda cerca de um terço os concelhos portugueses que não usufruem de um campo relvado na sua área de jurisdição administrativa.
O programa agora apresentado, esclareceu Laurentino Dias, é válido até ao final de 2009, coincidindo com o termo da legislatura, e "resulta de um esforço de actuação concertado entre a Administração Pública Central e a Administração Local, sendo o IDP a entidade responsável pela implementação da medida".
Os cálculos prévios permitem estimar o custo de construção e instalação de cada relvado sintético em cerca de 350.000 euros, sendo que 75 por cento será comparticipado por fundos nacionais e comunitários e os restantes 25 por cento pelos fundos das autarquias com as candidaturas aprovadas.
As candidaturas à iniciativa devem ser apresentadas pelos municípios até 31 de Dezembro de 2006, em formulário próprio, cujo modelo está a partir de hoje disponível nos endereços electrónicos da SEJD e do IDP, ou ainda nas delegações distritais do IDP.
Comentário 1 - Está na hora de começar a pressionar a Câmara Municipal
Comentário 2 - Vamos ver se não será o S.Martinho a relvar o campo
Comentario 3 - O boletim de candidatura ainda não está disponível, obvio que estarei muito atento!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está a notícia tão ansiada. Agora esperemos que a Entidade responsável pela apresentação da candidatura (Câmara Municipal) não deixe expirar o prazo. Temos efectivamente de pressionar. Quanto à localixação, era o que faltava não ser no Municipal da Boavista. Sinceramente. o que me causa maior apreensão é a verba que o Município terá de dispender. Aí é que poderá estar o maior óbice a que se torne realidade aquilo que todos ambicionamos.

Anónimo disse...

Não é assim tão descabida a hipótese de ser noutro local. Pensem em quem é vereador neste momento e quem é o presidente de junta mais "querido" ao presidente...