terça-feira, outubro 03, 2006

Alguns esclarecimentos

Relativamente ao artigo 104.04 que a FPF publicou, que define o número de atletas a serem obrigatoriamente inscritos formados nas camadas jovens do clube:
Ao escrever "jogadores formados localmente" a Federação induziu em erro muita gente que teve acesso ao referido artigo. Não é a atletas oriundos dos escalões de formação a que se refere o artigo, mas sim a atletas que entre os 15 e os 21 anos tenha estado pelo menos 3 épocas inscrito na FPF. Sendo assim, na proxima época o Paivense terá que ter um minimo de 12 atletas formados localmente. Digam-me lá se isto para os distritais não é uma regra completamente descabida? Quantos equipas da nossa divisão possuem estrangeiros? De facto é um artigo escrito por quem não conhece a realidade do futebol distrital!
Transferências nacionais de jogadores amadores a meio da época
Ao contrário do que foi dito em reunião de direcção, os jogadores amadores de acordo com o ponto 2.4.2.5 podem transferir-se para outro clube amador até 29 de Dezembro de 2006. Isto é, até essa data qualquer jogador, por exemplo, do Paivense pode sair e inscrever-se noutro clube. Obviamente que terá que ter autorização do seu actual clube.
Quotas de transferência
Aquando de transferências a quota de transferência é sempre paga pelo clube de destino, por exemplo para inscrever o atleta Vasco o Penafiel teve que pagar 34 € de taxa de transferência.
Taxa de tranferência
Quando um jogador de idade superior a 14 anos se transfere para um outro clube, este terá que proceder ao pagamento de uma taxa de compensação. Por exemplo no caso do Vasco, se o Paivense não tivesse libertado o jogador, o Penafiel por ser um clube da 2ª liga teria que pagar ao Paivense 8.750 €!!! Atletas com menos de 14 anos só poderão inscrever-se num novo clube mediante autorização do clube ao qual estão vinculados.
Mais... reza o ponto 2.12 "No caso de tranferência de jogadores dos escalões "Escolas", "Infantis" e "Iniciados", não é devida qualquer compensação visto só poderem transferir-se mediante autização do clube que representam". Meus senhores, o Paivense tem razão.
Daqui vê-se o quanto lesa o Paivense esta falta de respeito de alguns clubes perante a nossa formação, igualmente fica comprovado o quanto ridiculas são algumas tomadas de posição de alguns pais embriagados pelo sonho de ver os seus filhos serem jogdores de futebol profissional. Como diz o meu avô: onde já vais tu, e o rio tão cheio....

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é! O peixe graúdo come sempre o mais pequenino. Mas isto tem de acabar. Quem quiser, paga e acabou a conversa. Se a nossa formação fosse assim tão "foleira" os Atletas em causa não seriam tão requisitados. Temos de dar mérito a quem com eles trabalha.