Prosseguindo com os balanços regressamos agora ao que foi a 3ª divisão nacional 2009/2010. Obviamente daremos principal destaque às séries B e C por serem as mais próximas de nós e por aí actuarem atletas paivenses.
Série B
Amarante e Vila Meã, vizinhos e eternos rivais partiram com a legitima aspiração de subida, Famalicão e Fafe com história no futebol nacional. Na primeira fase o Joane foi a melhor equipa sendo logo seguida do Amarante onde actuavam os paivenses Faísca e Eduardo. O Equilibrio foi a nota de destaque com 2 pontos apenas a separar o 1º do 6º lugar. O Melhor ataque foi do Rebordosa com 50 golos marcados e a melhor defesa foi a do Fafe.
O Amarante de Eduardo e Faísca garantiu um lugar no campeonato da subida, onde se cotou como uma grande desilusão ficando-se num 6º lugar impensável no inicio do campeonato. Quem acabaria por ser mais forte e subir foram as equipas da Oliveirense e do Fafe. Por curiosidade diga-se que na Oliveirense pontificava João Duarte, atleta com passagem por clubes como Moreirense, Santa Clara ou Paços de Ferreira. No Fafe também actuava Primo, outro atleta com um passado interessante tendo passado por clubes como Moreirense, Paços de Ferreira e Beira Mar. Quanto aos paivenses, tudo indica que Faísca vá continuar e que o jovem Pedro Melo poderá ter uma oportunidade! Até ao momento apenas David Teixeira ex-Mondinense é reforço.
Quanto à descida, desceram aos distritais Torre Moncorvo, Infesta e Pedrouços!
Série C
Nesta série o Cinfães de Padeiro partia com aspirações à subida enquanto que o Cesarense de Mauro apenas queria a manutenção! No final aconteceu o contrário...
Depois de um bom arranque a equipa de Cinfães acabou por não conseguir o apuramento para o campeonato da subida, enquanto isso em Candal e quando já tomavam banho os atletas depararam-se com o inesperado apuramento para o respectivo campeonato.
Na 2ª fase o Coimbrões confirmou a excelente 1ª fase e garantiu a subida enquanto que o Cesarense conseguiu no final do último jogo carimbar uma surpreendente subida à 2ª divisão nacional com um golo do paivense Mauro! Na série da descida na última jornada (!!!) os homens de Cinfães do Douro suspiraram de alivio e garantiram a manutenção! Desceram Mêda, Milheiroense e Sanjoanense! Na preparação para a próxima época Bruno Fogaça já deixou o Cesarense e assinou pelo Coimbrões, para Coimbrões vai igualmente Pedro Sá ex-Alpendorada! Mauro vai continuar no Cesarense!
Restantes séries:
- Série A - Subiram: Macedo de Cavaleiros e Bragança // Desceram: Montalegre; Marinhas e Morais
- Série D - Subiram: Anadia e Pombal // Desceram: Penamacorense, Alcains e Nelas
- Série E - Subiram:Casa Pia e Torreense // Desceram: Portomosense, Gavionenses e Olivais e Moscavide
- Série F - Subiram: Juv. Évora e Farense // Desceram: Quarteirense, Lus. Évora e Castrense
Curiosidades:
- Bragança contratou Jorge Vilaça (ex-Cinfães)
- Rui Dolores deixa o SJ Ver e regressa ao Chipre
- Ivo Damas, natural de Pinheiro, continua no Vila Meã (quem não se recorda da luta entre Porto e Sporting pela sua contratação na década de 90?)
- Tiago Carneiro salta da 3ª divisão nacional (Amares) para a 2ª liga, Varzim
- Apesar de descer aos distritais o Montalegre assegurou a renovação com George Jardel, irmão de Mário Jardel.
- Hugo Oliveira deixa o Cinfães e vai representar o Fafe
- Valdinho salta do Torre de Moncorvo para o Freamunde
- Rui Jorge (ex-Infesta) é reforço do FC Arouca
- Joel (ex-Candal) é reforço do Cinfães
- Helder Rodrigues salta do Penalva do Castelo para o Sp.Covilhã
- Zeca salta do Casa Pia para o Vitória de Setubal e do mesmo clube Pedro Santos vai para o Leixões
- Claudio Oeiras, o célebre avançado que eliminou o FC Porto em pleno estádio das Antas sai do Torreense e vai para o distrital representar o Pêro Pinheiro
- Ricardo Campos deixa o Olhanense para defender a baliza do Caldas
- Márcio Madeira deixa o Juventude de Évora para representar o Nacional da Madeira
- Quem não se recorda de Idalécio, central de 1,97m, representou entre outros Sp.Braga, Nacional e Rio Ave, acaba de renovar com o Farense
Sem comentários:
Enviar um comentário