quarta-feira, novembro 21, 2007

Lembram-se deles? Clubes históricos na 2ª divisão

A II divisão nacional conta nas suas "fileiras" com alguns clubes que já tiveram muita importância no panorama nacional.
  • Leça FC (classificação actual: 10º na II divisão Série D)

O clube matosinhense esteve 4 épocas na 1ª divisão, sendo que a sua melhor classificação foi um 12º lugar em 1998, por ironia do destino seria nesse ano que o clube mergulhava numa crise financeira que o levou à 3º div. nacional. Quem não se lembra da célebre equipa comandada por Vladan irmão do actual guarda redes do Sporting Stjokovic. No seu historial o clube conta com um titulo de campeão na antiga II Honra (95) e um titulo na II div. (93)

  • GD Chaves (classificação actual: 1º na II divisão série B; ultimo resultado: Tirsense 0-0 GD Chaves)

Foi o último representante de trás-os-montes no futebol profissional, deixando orfã de futebol ao mais alto nivel uma grande região do nosso país. Esteve 5 anos na 1ª divisão, a sua melhor classificação foi um 5º lugar em 1987, em 88 participou na taça Uefa sendo eliminado na 2ª eliminatoria pelo Honved da Hungria após ter afastado o Universidade de Craiova da Roménia na 1ª eliminatoria.

  • Sporting da Covilhã (classificação actual: 1º na II divisão serie C)

A serra da estrela já esteve na 1ª divisão! O Sporting Local esteve em 15 edições da 1ª divisão tendo conseguido um 5º lugar na sua melhor época. Em 1957 chegou à final da Taça de Portugal onde perdeu com o Benfica por 3-1. Pelo clube passaram jogadore como Rui Barros (ex-FC Porto) e César Brito (ex-Benfica). Com a construção do novo estádio o clube aposta em regressar aos grandes palcos.

  • Atlético CP (classificação actual: 5º na II divisão série D)

O carismático clube da tapadinha continua a ter enormes dificuldades para recuperar o estatuto que outrora ostentou. Por 2 vezes ficaram em 3º lugar na I divisão (44 e 50), 2 finais da taça de portugal, 3 titulos da II divisão e 2 da III divisão, são o cartão de visita desta popular agremiação de Lisboa.

Sem comentários: